25 janeiro 2010

Cuidado com as mãos.....

Oi,boa noite,hoje vou fazer uma postagem diferente.....sobre mãos,se existe algo que cuido em mim mais que tudo são minhas mãos,elas são,digamos ,nosso cartão postal,e que mostram realmente a idade verdadeira da pessoa,tenho alguns cuidados,no qual se tornaram um ritual,uso sempre filtro solar,se lavo louças ,somente com luvas de borracha,não durmo sem passar um bom hidratante,faço uma esfoliação semanal,até quando estou o computador uso filtro solar,vcs podem prestar atenção, pra tudo existe plástica,mas para as mãos,definitivamente nunca vi resultados bons,podem até amenizar....mas definitivo é bem dificil....então o melhor, é cuidar antes de envelhecer....aqui vão algumas dicas:

As mãos são importantes para a harmonia do corpo e também para a estética da pessoa, mas negligenciada por muitas pessoas. Em geral, mulheres e homens preocupam-se com o rosto e esquecem de cuidar delas, que devido a manchas e enrugamento evidenciam o envelhecimento. As mãos também estão sujeitas a agressão continuada de produtos químicos como detergentes, sabões produtos de limpeza e também outros como poeira, giz, tecidos entre outros. Elas podem apresentar a dermatite de contato por irritante primário ou por sensibilização e nesse caso tornam-se avermelhadas, ressecadas, e pruriginosas (com coceira).

Além disso, as mãos podem apresentar intertrigo que é um avermelhamento e coceira entre os dedos e também o famoso unheiro que é o inchaço e dolorimento ao redor das unhas. Estas alterações podem ocorrer pelo acometimento da pele por uma levedura chamada cândida albicans que aproveita da umidade para crescer nestes locais. A cutícula é a pele que envolve a unha, dificultando a agressão por agentes químicos e microorganismos. Quando ela é agredida pode desaparecer deixando o caminho livre para entrada de fungos e bactérias. Por este motivo, o unheiro também chamado de panarício torna-se crônico principalmente se não houver proteção das cutículas.

Veja os cuidados diários que você deve ter com as mãos:
-Use de filtro solar com proteção ampla pela manhã.
-A proteção diária é essencial para evitar as chamadas manchas senis que tendem a aparecer nas pessoas de pele clara, por volta dos 40 anos.
-Neste caso a proteção precisa ser em relação a luz ultravioleta A e ultravioleta B, para evitar o fotoenvelhecimento precoce.
-A hidratação é fundamental para manter a qualidade da pele das mãos, principalmente, se houver manipulação de agentes químicos quando o uso rotineiro de luvas é recomendado.
-Os hidratantes devem ter substâncias que mantenham a água na pele e também promovam um filme protetor como: uréia, sorbitol, ácido hialuronico, alantoina, silicones, óleos vegetais, vitamina E entre outros. O hidratante pode ser usado em toda a mão, inclusive nas unhas várias vezes ao dia. Para melhorar a hidratação, colocar luva plástica após o creme, permanecendo com a mesma durante 2 horas ou mais, pois através do aumento de temperatura o creme irá proteger mais.
-Os mesmos cremes utilizados para o tratamento do envelhecimento do rosto podem ser usados para as mãos

Tratamento para as mãos
- As manchas senis, tão indesejáveis para as mulheres começam a aparecer por volta dos 40 anos e podem ser tratadas por diversos tipos de substâncias ou procedimentos:
- Aplicação de nitrogênio líquido – substância química que causa queimadura pelo frio.
- Ácido tricloroacético – em apresentação líquida ou em forma de pasta que irá provocar a formação de crosta e descamação.
- Laser, aparelho capaz de emitir luz que provoca queimadura local. Hoje ele é o tratamento mais especifico para as manchas senis. A luz do laser tem como alvo a cor marrom e atinge somente a mancha, sem queimar o restante da pele. De uma maneira geral, todas estas substâncias provocam um tipo de queimadura levando a formação de crosta. Esta “casquinha” deve cair após 8-12 dias quando a pele ainda permanece avermelhada por alguns dias. Nos dias subseqüentes ao tratamento a pele deve ser protegida do sol, e a noite tratado com pomada de antibiótico. O clareamento ocorre em cerca de 15 dias.

4 comentários:

none disse...

Nossa amiga,sabe que eu realmente negligêncio esta parte do meu corpo...tenho mãnia de lavar as mãos toda hora com detergente liquido,e realmente notei um ressecamento.
Tenho um creme que ganhei sa avon,vou testar para ver se isso muda a pele....
Voçê escolheu uma materia otima.....todas gostamos de dicas para manter o maximo possivel uma aparencia jovem.
Beijos
Deusa

RENATA REIS disse...

Morro de medo de ficar com aquelas pintinhas... uso filtro solar diariamente, valeu pelas dicas , beijos!

Bel disse...

Oi, Iris.Realmente preciso cuidar mais das minhas mãos que já estão aparecendo pintinhas. As tuas dicas são muito importantes, vou procurar uma dermmatologista urgente!
bjos.

Anônimo disse...

Muito bem explicado, quase ninguem cuida das maos mesmo, eu mesmo nao cuido direito delas, e que acabamos por mexer em agua e sabao inumeras vezes ao dia...

Um abraço!